quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comparação de três blogs (reformulado)

Foi-me proposto que desenvolvesse um texto englobando três blogs cuja temática se centrasse no âmbito do meu curso, Comunicação Empresarial. Teria que analisar estes blogs em relação aos tags, social bookmarking, crowdsourced content e tipo de conteúdo. Escolhi o blog de Marketing, PubAddict e de Comunicação Empresarial.

Blog Marketing
Em relação às tags no fim de cada texto publicado e no lado esquerdo do blog, o autor publica várias tags para dar uma melhor ideia do que se trata a quem está a ler o seu artigo. A nivel de social bookmarking, este blog tem várias opções através do del.icio.us, favoritos do internet explorer, entre tantos outros podemos guardar a informação e retê-la. Em relação ao crowdsourced content existe também a opção de compartilhar com os nossos amigos um texto que achamos interessante, original e importante para alguém através de por exemplo facebook, twitter, entre outros. Em relação ao tipo de conteúdo é bastante consistente na temática Marketing. O autor foca-se primordialmente em marketing estratégico e a relação dos clientes com o marketing em si.

Blog PubAddict
Não existem tags neste blog, ou seja torna a percepção um pouco dificil em grandes textos. A nível de social bookmarking é visivel a possibilidade de guarda a informação através do Google bookmarks, del.icio.us, entre tantos outros. Tem novamente a possibilidade de enviar a um amigo através de vários tipos de Web Social através de Crowdsourced content e, por último, o tipo de conteúdo centra-se apenas na publicidade onde existem post diários de inovadoras e originais publicidades em que o autor faz questão de explicar em pormenor.

Blog Comunicação Empresarial
Este blog em específico é um pouco mais desorganizado que os outros dois. Não existem qualquer tipo de tags, social bookmarking ou crowdsourced content. São visiveis textos com bastante conteúdo mas que não são possiveis de partilhar com um amigo ou apenas através de palavras-chave(tags) fazermos uma pré-selecção de uma melhor informação. Em relação ao tipo de conteúdo, este último blog em análise tem uma informação mais abrangente, que é do meu interesse e ao qual o autor faz vários posts que se relacionam com a minha área.

Comparação entre os 3 Blogs
É visivel a diferença entre estes três blogs. O primeiro sem dúvida é o mais completo pois tem todas as fontes para uma boa percepção de informação e partilhar textos com os nossos amigos. O segundo blog, já não surge tão completo mas ainda com a funçao de social bookmarking e crowdsourced content que é bastante útil e por último, o Blog de Comunicação Empresarial é bastante confuso e desactualizado.

2 comentários:

  1. Precisa de rever os conceitos de social bookmarking e crowdsourced content. Nesses pontos a análise dos dos primeiros weblogs não está correcta.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar